Horus – Identificação de pessoas para Condomínios e Empresas
Apresentamos aqui uma solução avançada para uso em portarias de condomínios residenciais, edifícios comerciais e empresas em geral. O Horus atua na liberação e controle de entradas e saídas de visitantes, moradores, condôminos e prestadores de serviços.
VISÃO GERAL
O Horus foi concebido para suprir as necessidades de identificação de pessoas, concessão de acessos, e controle de visitas para clientes de todos os portes. Tanto condomínios e empresas que possuem várias portarias e procedimentos, quanto prédios residenciais comuns e até clientes individuais, podem ser beneficiar dos ítens exclusivos oferecidos, como reconhecimento facial, aprovações de acesso concedidas remotamente, alarmes, auditoria, instalação simples e privacidade de dados.
O Horus possui uma arquitetura completa, que pode ser adaptada conforme a situação específica de uso.

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Interface
O operador (porteiro) tem à disposição: imagens das câmeras, listas de visitas aprovadas, rejeitadas, e pendentes, pessoas identificadas, mensagens e alarmes. O operador também participa do processo de aprovação, coletando informações dos visitantes e liberando o acesso de pessoas aprovadas.
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Conexão externa
Conexões para autenticação de operadores (porteiros), envio e recebimento de mensagens de condôminos, envio de solicitações de suporte. Em instalações avançadas, há integração com dispositivos localizados junto a catracas, portarias de apoio, entrada de veículos, etc.
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Parâmetros
A adaptação do funcionamento às necessidades de cada cliente requer a definição de modalidades de operação, regras para envio de alarmes, agrupamentos de pessoas, horários de funcionamento. O síndico ou responsável recebe informações definidas como “urgentes” em aplicativo próprio.
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Entradas
Imagens são fornecidas por webcams, câmeras IP, equipamentos de DVR compatíveis com protocolo RTSP. Em casos de instalação avançada, dispositivos acoplados irão coletar imagens por conta própria (ex: auto identificação) e enviá-las de forma autônoma.
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Fluxos de Identificação
Cada câmera é associada a um “fluxo de identificação”, que define o tratamento, aprovação e armazenamento das imagens. Atualmente há três fluxos disponíveis para escolha: identificação assistida (portaria), auto identificação e monitoramento. Modos de operação são descritos adiante, e serão aprimorados continuamente.
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Resultados
Visitas podem ser “aprovadas” ou “rejeitadas”, assim como ambientes monitorados podem detectar a presença de pessoas. Em certos casos, uma aprovação ou detecção poderá estar vinculada à liberação de catracas, ao envio de alarmes, etc. Há também relatórios de visitas, pessoas visitadas, e notificações enviadas.
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Cadastros
Há listas de pessoas habituais (ex: condôminos, proprietários), pessoas visitantes (ex: prestadores de serviço), que têm cadastramento facial e poderão utilizar o aplicativo móvel se desejarem. Há também lista de itens controlados (ex: salas comerciais, apartamentos), e das pessoas responsáveis pela aprovação de acesso a estes itens.
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Banco de dados
Todo o armazenamento necessário ao funcionamento é contido em uma base de dados, que é criptografada com senha definida pelo cliente. Dados mais antigos são continuamente eliminados. A base de dados é localizada no computador do cliente, que é responsável pela guarda da senha de acesso.
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Algorítmos
O mecanismo de inteligência artificial utilizado para detecção e reconhecimento de faces e objetos é fornecido pela Intel (Intel OpenVINO). Já os modelos serão refinados de forma frequente, para adaptá-los às necessidades e melhorar seu desempenho.
ESTAÇÃO DE CONTROLE
A estação de controle é operada pelo porteiro. Apresenta as imagens recebidas, a lista de visitantes, as mensagens direcionadas à portaria, e a situação geral de funcionamento. Na maioria dos casos, é a única instalação necessária.

Estação de Controle
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Menu de serviço
Acesso a cadastros, configurações, relatórios, instalação de apps móveis, e administração.
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Lista de visitas
Relação de visitas aprovadas, pendentes, rejeitadas, e pessoas identificadas pelo monitoramento.
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Usuário autenticado
Usuário autenticado tem nível de acesso definido pelo administrador, segundo suas atribuiçoes.
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Indicadores de aprovação
Visitantes podem estar “aguardando aprovação”, como mostrado. Ou ser “aprovados” ou “rejeitados”.
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Indicadores de mensagens
Mensagens são enviadas por condôminos, pela portaria, ou pelo controle do serviço. Mensagens “urgentes” são enviadas também ao síndico.
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Indicadores de conexão
Conexões devem estar permanentemente disponíveis. Via internet (autenticação) e rede interna (estações acopladas).
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Fluxo: Identificação assistida
O porteiro obtém a imagem facial do visitante, e a submete à aprovação via aplicativo móvel.
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Fluxo: Auto identificação
O próprio visitante (ou morador) apresenta o QRCode, e passar por reconhecimento facial para ser aprovado.
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Fluxo: Monitoramento de ambiente
Câmeras detectam pessoas, faces, veículos e obtém dados sobre presença, identidade, deslocamento, etc.
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Fluxo: Identificação em clausura
Visitantes na clausura são identificados facialmente, facilitando o cadastramento e liberação de visitas. -
Acionamento de chaves externas
Além do acionamento automático, chaves externas utilizadas para abertura de portões, iluminação, etc, podem também ser ativadas manualmente.
APLICATIVO MÓVEL
O aplicativo é fornecido e instalado através da estação de controle. É usado para aprovações, recebimento/envio de mensagens, alertas e notificações. Em modo de auto atendimento, o aplicativo exibe um QRCode que, após o reconhecimento facial do portador, irá liberar o acesso.

Aplicativo móvel
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Página inicial
Mostra o número de informações recebidas recentemente do servidor, e as últimas mensagens e ações pendentes.
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Página de identificação
Em situações de auto atendimento, o QRCode é obtido durante o acesso, juntamente com o reconhecimento facial.
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Página de aprovação
Ao se apresentar, o visitante é identificado e submetido à aprovação da pessoa responsável.
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Número de notificações pendentes
As quantidades de mensagens recebidas são categorizadas conforme o tipo de ação necessária.
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Últimas mensagens recebidas
As últimas mensagens são exibidas prontamente, com indicação daquelas com ação pendente.
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Registro facial cadastrado
A imagem facial registrada está disponível para eventual verificação por agentes de segurança.
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QRCode dinâmico
O código exibido é substituído periodicamente, diminuindo a exposição a fraudes.
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Mensagens de aprovação
O aprovador poderá receber mensagem para auxiliar aprovação, e enviar resposta à portaria.
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Múltiplos dispositivos por pessoa
Uma mesma pessoa poderá ter vários dispositivos, que poderão ser acionadas de forma simultânea ou avulsa.
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Múltiplos condomínios por pessoa
Uma mesma pessoa poderá receber e enviar mensagens de vários condomínios, tratados individualmente.
UMA LICENÇA = TRÊS MODOS DE OPERAÇÃO
Cada câmera pode ser configurada para trabalhar de modo diferente. Atualmente há três modos disponíveis para escolha, descritos abaixo. No futuro, novas modalidades serão adicionadas.
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Identificação assistida (portaria)
De forma convencional, o porteiro solicita a documentação do visitante, obtém sua imagem facial, e o objetivo da visita. Pessoas novas são cadastradas. Após a aprovação do condômino, a visita é liberada.
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Auto identificação
O visitante exibe à câmera o QRCode gerado pelo aplicativo móvel, e passa por reconhecimento facial. Caso houver liberação permanente, ou a aprovação específica for concedida, a entrada é liberada.
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Monitoramento de ambiente
Câmeras de segurança já instaladas poderão ser acopladas, para monitoramento contínuo de áreas. Alarmes e notificações poderão ser geradas quando houver detecção de presença, ausência, ou movimentação.
INSTALAÇÃO
Tanto quanto possível, o Horus procura viabilizar sua adoção através do uso de equipamentos já disponíveis, e de baixo custo. Assim, propomos o uso de webcams comuns, conexão ao DVR e Internet já existentes. Estações acopladas, caso sejam usadas, poderão ser supridas através de computadores ou celulares antigos. A estação de controle, entretanto, requer um computador dedicado, e o desempenho do software é diretamente vinculado à sua capacidade de processamento.
Para explicar de forma didática como o Horus pode ser instalado, subdividimos as instalações em dois tipos: (1) instalação básica; e (2) instalação avançada.
A instalação básica é realizada em somente um computador, que deverá ser operado na portaria, e estar ligado diretamente às câmeras e à Internet. É uma instalação adequada para prédios de moradores, ou empresas de pequeno porte, em que há somente uma entrada e saída de pessoas.
Já a instalação avançada incorpora estações adicionais para coleta de dados, que denominamos “estações acopladas”. Estas estações adicionais oferecem pontos de atendimento assistido por porteiros, cadastramento de pessoas, e/ou de auto atendimento e podem estar diretamente vinculadas à abertura de catracas, cancelas e afins. Estações acopladas podem ser instaladas e adaptadas conforme a necessidade.
Em ambos os tipos de instalação, pessoas cadastradas que desejarem poderão instalar o aplicativo móvel, para recebimento e resposta de mensagens e solicitações de aprovação de entrada de visitantes. Servidores externos são encarregados da autenticação de usuários (para controle de licenças), envio de solicitações de suporte, e repasse de mensagens aos aplicativos móveis. O diagrama a seguir mostra a topologia descrita.

Topologia
Para estimativa de custos, seguem as requisitos técnicos referentes a cada um dos componentes mostrados no diagrama.
- Estação de controle. É o componente mais crítico da topologia. Requer um computador dedicado, tecnologia Intel, geração 6 ou superior, sob sistema operacional Windows. O desempenho do sistema é medido pela quantidade de câmeras suportadas, e pelo número de imagens processadas por segundo, e será diretamente proporcional à capacidade de processamento do computador adotado.
- Câmeras. Webcams comuns podem ser usadas, juntamente com câmeras IP ou imagens fornecidas por DVRs de segurança. Tipicamente, uma câmera é dedicada ao cadastramento de pessoas.
- Conexão à Internet. A conexão à Internet é requerida, de forma permanente.
- Aplicativos móveis. O aplicativo foi criado sob tecnologia PWA, que pode ser instalado diretamente via leitura de QRCode, e ocupa espaço reduzido nos dispositivos. Importante notar, entretanto, que aplicativos PWA neste momento apresentam experiência de uso bastante inferior quando utilizados em dispositivos Apple/IOS.
- Estações acopladas. Por concepção, estações acopladas deverão ter custo mínimo possível, e ser escolhidas por sua disponibilidade e conveniência. São elegíveis aparelhos celulares antigos, computadores de baixa capacidade, computadores Raspberry PI. Estes equipamentos estarão conectados à rede, e deverão possuir câmera e interface USB para conexão a cancelas, catracas, capturas biométricas e afins.
A implantação da topologia da forma descrita contribui para a diminuição dos custos de adoção, preservando investimentos anteriores. Quanto à manutenção, a necessidade de intervenção técnica e os tempos de indisponibilidade também foram reduzidos, através de outras características que são exclusivas do Horus:
- Comunicação direta com o operador através do sistema, com troca de mensagens acerca de atualização de versões, prazos de renovação de licença, indisponibilidades programadas, etc;
- Recebimento de novas versões, assim que estiverem disponíveis. Atualizações serão acompanhadas de orientações simples, para que sejam instaladas pelo próprio administrador;
- Envio de dúvidas e solicitações de suporte técnico e/ou comercial através do próprio sistema (número limitado conforme o plano contratado);
- Monitoramento automático da operação, via telemetria de indicadores técnicos.
PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
Diretrizes compreensíveis e robustas para proteção de dados pessoais dão suporte à adoção de tecnologias de identificação de pessoas, em particular aquelas que contemplam o reconhecimento facial. Estas medidas tem por objetivo promover a confiança, tanto por parte de nossos clientes, quanto das pessoas submetidas ao processo de identificação, que é necessária para o cumprimento da função de identificação almejada.
Em grandes linhas, informações referentes a pessoas cadastradas, visitas realizadas e demais atividades controladas pelo Horus são armazenadas em uma base de dados centralizada, localizada no computador onde a instalação foi feita. A seguir são relacionados os pontos mais relevantes relacionados à segurança destas informações, que são em alguma medida exclusivos à plataforma que oferecemos:
- Todo o processamento relacionado à identificação é realizado nos computadores do cliente. Não existe o repasse de informações coletadas para empresas subcontratadas.
- A base de dados única e criptografada, e as informações são propriedade exclusiva do cliente.
- A senha utilizada na criptografia é gerada através da combinação entre uma senha criada pelo cliente, e uma senha fornecida pelo AcessoSeguro. Ou seja, técnicos e desenvolvedores não têm acesso às informações da base de dados, e o usuário (ex: porteiro) deverá estar devidamente autenticado, sob licença de uso válida, para que as informações possam ser assessadas e manipuladas.
- A licença de uso permite ao cliente cadastrar “usuários”, a quem serão atribuídos níveis distintos de acesso às informações. Os níveis de acesso disponíveis são: administrador, gerente, cadastrador ou operador.
- Administradores e gerentes poderão exportar dados pessoais da base de dados, tipicamente para proteção sua integridade (backups). Operações de exportação são registradas pelo sistema e poderão ser rastreadas se necessário.
- Administradores e gerentes poderão excluir usuários e visitas, se desejarem, para cumprimento nas normas previstas na LGPD.
- Informações de movimentação (visitas, notificações) serão excluídas da base de dados de forma automática, após a expiração do seu período de permanência. O período de permanência é definido pelo administrador, e será no máximo de 90 dias.
- Notificações e mensagens são enviadas através de servidor específico, localizado na nuvem, e não estarão sob administração do cliente. Estas informações serão deletadas, pelo AcessoSeguro, após um tempo de retenção máximo de 90 dias.
- Notificações e mensagens recebidas em aplicativos móveis, serão excluídas após o prazo máximo de retenção, equivalente a 10 dias.
COMERCIALIZAÇÃO
O Horus é comercializado através da cessão de licenças de uso, renovadas mensalmente. Planos de contratação foram criados para se adequar às necessidades de uso de condomínios e empresas. Vendas, instalações e treinamentos são realizadas por nossos parceiros comerciais (integradores).
O Plano Básico pressupõe a instalação em um único computador, conectado à Internet, que terá imagens fornecidas por uma ou duas câmeras, e será operado diretamente pela portaria. O administrador é responsável pelo cadastramento prévio das pessoas habituais (moradores, condôminos, funcionários), e dos “itens controlados” (apartamentos, salas comerciais, residências). O administrador também deverá cadastrar os usuários (porteiros).
Ao optar pelo Plano Avançado, equipamentos adicionais poderão ser acoplados à topologia: pontos de auto identificação (acesso restrito a áreas internas), pontos extras de acesso assistido (entrada de garagens), acionamento de catracas e cancelas, etc, serão agregados àqueles do plano básico. A ativação destes equipamentos requer planejamento, aquisição, instalação e são normalmente realizadas por parceiros especializados.
PLANO BÁSICO
LICENCIAMENTO
Prazo para experimentação: 15 dias
Período de renovação: mensal
No. máximo de usuários: 6
Solicitações de suporte (limite mensal): 2
OPERAÇÃO
No. máximo de pessoas cadastradas: 300
No. máximo de dispositivos móveis (por pessoa): 3
Modo de atendimento assistido: SIM
Modo de auto identificação: NÃO
Modo de monitoramento: SIM
Permite dispositivos acoplados: NÃO
PLANO AVANÇADO
LICENCIAMENTO
Prazo para experimentação: 15 dias
Período de renovação: mensal
No. máximo de usuários: 20
Solicitações de suporte (limite mensal): 5
OPERAÇÃO
No. máximo de pessoas cadastradas: 1200
No. máximo de dispositivos móveis (por pessoa): 5
Modo de atendimento assistido: SIM
Modo de auto identificação: SIM
Modo de monitoramento: SIM
Permite dispositivos acoplados: SIM